Informações do curso
Ementa: A ampliação dos debates contemporâneos nas Relações Internacionais. As relações internacionais e a política global. Os atores não-estatais e suas agendas de luta. A intercessão entre pautas, agendas e estruturas de opressão. Desigualdade, gênero, raça, etnia, e as especificidades do contexto latino-americano. A relação entre atores coletivos, Estado e organizações internacionais.
Objetivos: Apresentar os debates contemporâneos nas Relações Internacionais, utilizando-se principalmente das abordagens pós-modernas, pós-coloniais e feministas a partir do enfoque no diálogo interdisciplinar. Compreender a capacidade explicativa destas abordagens acerca das Relações Internacionais, assim como suas limitações e desafios.
Este curso está dividido em 4 (quatro) blocos, e será ministrado á distância, com aulas assíncronas. Para tal, serão utilizados textos para leitura, vídeos e aulas gravadas. Com isto, busca-se estimular o espírito crítico e subsidiar discussões entre todas as pessoas matriculadas no curso.
As avaliações estão divididas em 4 boletins, a serem desenvolvido pelas/os estudantes 2 semanas após o fim de cada módulo. Se as/os estudantes assim julgarem, poderão acrescentar aos seus boletins outras referências bibliográficas desde que se mantenha a utilização da bibliografia indicada no programa. Os boletins consistem em um trabalho com duplo viés: jornalístico e acadêmico. A/o estudante deve selecionar uma notícia de jornal ou revista, indicar o endereço da web de onde a retirou e relatar a notícia escolhida. Um segundo passo consiste em analisar a notícia à luz de pelo menos um dos textos indicados por bloco. Procura-se, assim, aprimorar a habilidade escrita das/os estudantes. Cada resenha deve constar de introdução, meio e conclusão e deverá ter um mínimo de 2 (duas) páginas e máximo de 3 (três) páginas.
É vedado o plágio.
- Professor: Ana Carolina Teixeira Delgado
- Professor: Lucas Ribeiro Mesquita