Abordagem Histórica no Ensino de Matemática: teoria e prática - CR027-2021

·     Docentes: 

Zaqueu Vieira Oliveira (UNILA) - zaqueu.oliveira@unila.edu.br

Márcia Helena Alvim (UFABC) - marcia.alvim@ufabc.edu.br

·     Período de desenvolvimento do componente: 

07/08/2021 a 20/11/2021

Sábados, das 14h às 16h.

·     Resumo: 

Este curso tem como objetivo oferecer a licenciandos e professores da Educação Básica que ensinam matemática momentos de reflexão e discussão acerca das questões teóricas mais recentes da área de história da matemática, propiciar a oportunidade de pesquisar temáticas relacionadas ao tema, além de fomentar espaço para planejamento e socialização de propostas didáticas que tenham como foco esta abordagem visando a prática docente em sala de aula. O curso é uma ação conjunta entre o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC).