AÇÃO DE EXTENSÃO
A Extensão Universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que se operacionaliza em ações institucionais e projetos, conduzindo à reflexão e à discussão sobre o espaço social e os sujeitos nele envolvidos.
Noções de Revisão Sistemática - Turma 01 - 2022.2
Docente: Kátya Regina de Freitas Zara
Período de desenvolvimento do componente: 17/11/2022 a 17/02/2023.
Período letivo: 2022.2
- Professor: Maria Laura De Souza Pereira
- Professor: Katya Regina De Freitas Zara
Caenorhabditis elegans como animal de experimentação - Módulo prático - CR057 2022.1
Docente: Leticia Priscilla Arantes
Período de desenvolvimento do componente: 31/08/2022 a 31/10/2022
Ementa: O orçamento destinado à ciência no Brasil e na América Latina é reduzido. Toda a sociedade perde, uma vez que a pesquisa científica procura resolver problemas relevantes e melhorar a qualidade de vida da população. Uma alternativa para incentivar a produção científica de qualidade na área de Ciências Biológicas (e afins) são ensaios simples, reprodutíveis e de baixo custo. Uma opção interessante é a utilização do Caenorhabditis elegans como animal experimentação. C. elegans é um nematódeo de apenas 1mm que possui ortólogos para 60 a 80% dos genes humanos, especialmente aqueles envolvidos em doenças. animal possui características únicas que facilitam os estudos de mecanismos de ação moleculares, diminuem os procedimentos laboriosos, o custo e o tempo gasto análises. Pesquisas que utilizam C. elegans são crescentes e incluem aquelas relacionadas ao estresse oxidativo, à regulação gênica, à toxicologia ambiental, metabolismo, ao câncer, ao envelhecimento, e aos distúrbios do sistema nervoso, por exemplo. A proposta é oferecer um curso teórico-prático a fim de divulgar e incentivar a utilização do C. elegans como animal de experimentação e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica na Unila e na região, retornando resultados mais rápidos e robustos para a sociedade. O animal também pode ser inserido em práticas de Ensino.
- Professor: Leticia Priscilla Arantes
- Professor: Julio Da Silveira Moreira
Docente: Félix
Ceneviva Eid Período de desenvolvimento do componente: 03/11/2021 a 01/04/2022 Retomada do período letivo regular (relativo a 2021.4): 2021.1 Ementa: Estudar as principais
questões vinculadas à integração da América Latina a partir de diferentes
disciplinas e perspectivas a fim de que os alunos possam elaborar fundamentos
críticos sobre a região, a serem utilizados durante seus cursos e vida
profissional.Fundamentos da América Latina I - GER0005 - 2021.4
Abordagem Histórica no Ensino de Matemática: teoria e prática - CR027-2021
· Docentes:
Zaqueu Vieira Oliveira (UNILA) - zaqueu.oliveira@unila.edu.br
Márcia Helena Alvim (UFABC) - marcia.alvim@ufabc.edu.br
· Período de desenvolvimento do componente:
07/08/2021 a 20/11/2021
Sábados, das 14h às 16h.
· Resumo:
Este curso tem como objetivo oferecer a licenciandos e professores da Educação Básica que ensinam matemática momentos de reflexão e discussão acerca das questões teóricas mais recentes da área de história da matemática, propiciar a oportunidade de pesquisar temáticas relacionadas ao tema, além de fomentar espaço para planejamento e socialização de propostas didáticas que tenham como foco esta abordagem visando a prática docente em sala de aula. O curso é uma ação conjunta entre o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Abordagem Histórica no Ensino de Matemática: teoria e prática - CR027-2021
Docente:
Zaqueu Vieira Oliveira - zaqueu.oliveira@unila.edu.br
Monitoras:
Fernanda Jeane da Paz
Larissa Moraes da Silva
Dias e horários das aulas:
Sábados, das 10h às 12hResumo:
Este curso tem como objetivo oferecer a licenciandos e professores da Educação Básica que ensinam matemática momentos de reflexão e discussão acerca das questões teóricas mais recentes da área de história da matemática, propiciar a oportunidade de pesquisar temáticas relacionadas ao tema, além de fomentar espaço para planejamento e socialização de propostas didáticas que tenham como foco esta abordagem visando a prática docente em sala de aula.
- Professor: Zaqueu Vieira Oliveira